terça-feira, 16 de setembro de 2014

Qual o papel do vestido de noiva em uma mulher?

Compartilhar
Créditos:
Texto: Gabriel Faria
 O que ele precisa expressar?

Você já parou para pensar sobre a história do vestido de noiva?
A história do vestido está ligada à própria origem do casamento, que surgiu com o objetivo de legalizar uma unidade familiar. De início, as cores eram variadas, contanto que os vestidos fossem suntuosos, luxuosos.
Até porque o casamento era visto como um arranjo comercial e o vestido da noiva servia justamente para mostrar à sociedade que as famílias tinham posses. Os vestidos podiam ser de qualquer cor, inclusive muito se usou vermelho em épocas mais remotas, como na Idade Média e em culturas diferentes, como no Japão, Índia e China.
Sobre a origem do vestido branco, não há consenso. Registros indicam que a rainha Mary Stuart, da Escócia, foi pioneira e aderiu ao branco no século XVI.
Uma das explicações para a escolha foi que Mary Stuart fez uma homenagem à família Guise, de sua mãe, que tinha a cor branca no brasão.
Outro relato é sobre o casamento da rainha Maria de Médici, da França, no século XVII. Natural da Itália, Maria usou uma vestimenta branca, com detalhes dourados e com decote quadrado, causando rebuliço na corte francesa.

Michelangelo atribuiu o branco do vestido de Maria de Médici à pureza da moça, que tinha apenas 14 anos.
Mas o amor romântico faz com que muitos atribuam a origem do vestido de noiva branco à rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX. Isso porque ela foi uma das primeiras nobres a se casar por amor e em um esplendoroso traje, com vestido e véu brancos e sem coroa, o que também foi inédito.
Hoje, a escolha do vestido de noiva é cheio de significado para as noivas, que geralmente, em nossa cultura, se casam por amor e, na realização de um sonho que é o casamento.
A noiva é a protagonista do casamento. E como tal, precisa estar vestida para celebrar o seu novo momento de vida.
Mas o vestido de noiva é também um marco para quem o cria: uma maneira de ajudar as noivas a expressar sua personalidade e fazer com que o vestido realce a sua beleza e toda a alegria e felicidade envolvida no casamento.
O vestido de noiva precisa contar uma história: uma história sobre a noiva, que agora dá início a uma nova fase em sua vida, que inicia um novo capítulo em sua história com aquele que, supostamente ela escolheu para passar o resto da vida.
No vestido, estão não apenas a personalidade da noiva, a sua beleza, maturidade e expectativa com a data. Está também um pouco do estilista, da pessoa que capturou a essência da mulher que vai casar, e quer transmiti-la da melhor maneira possível.
Aos poucos, o vestido vai ganhando vida para ajudar a contar mais um marco na história da noiva. Esse é um processo delicado, porque o vestido tem que se moldar à noiva, não como uma roupa, mas como extensão do seu corpo.

E o vídeo acima mostra um pouco sobre isso. A poesia do vestido mostra o processo de confecção do vestido, passando de um pedaço de pano cheio de adornos para uma moldura, que ajuda a valorizar a mulher que o veste.

No final, esse é um daqueles vídeos que fazem as noivas repensarem sobre fazer um vestido de noiva, ou simplesmente alugá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário